O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou a operação Lava Jato, no qual foi alvo, nesta sexta-feira (13), em discurso durante a inauguração das obras no Complexo de Energias Boaventura, antigo Comperj. O prédio se tornou o símbolo da investigação da Lava Jato.
Em discurso no evento, Lula afirma que a operação, no qual também foi alvo, serviu apenas para “desmoralizar a Petrobras” e que prendeu apenas trabalhadores e prejudicou o andamento da empresa.
“Eu sempre digo que se você quiser prender um corrupto, você prenda. Se quiser dizer que uma empresa roubou, quem roupou não foram os trabalhadores, foi algum corrupto ou corruptor. […] Mas a tentativa não era prender corrupto, a tentativa era desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade brasileira para depois falar: ‘vamos vender'”, disse em discurso o presidente Lula.
O presidente também criticou a privatização das empresas da Vale e da Eletrobras – empresas do Estado que se tornaram privatizadas. Ele também questionou quais benefícios foram ganhos com a privatização.
“Eu fico me perguntando, cadê a bondade dessa empresa privatizada? O que ela trouxe de verdade, de lucro, para o país? O que a Vale tem produzido de novo? Nada”, disse o presidente.
Segundo o presidente, a interrupção das obras no complexo que estava prevista para acabar no ano de 2012, comprometeu uma arrecadação de mais R$ 7 bilhões na produção.