Sábado, 14 Setembro

O Senado Federal já reuni 47 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo contra o ministro Alexandre de Moraes. Após reportagem indicar que o ministro teria manipulado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para investigar aliados de Jair Bolsonaro (PL).

Os pedidos são registrados desde o início de 2021, após a entrada do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Desde então, segundo a assessoria do Senado, os pedidos estão sendo verificados pela Advocacia da Casa.

O assunto veio à torna, após o Jornal Folha de São Paulo, revelar em reportagem conversas entre o ministro e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em desfavor de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: Oposição quer criação de CPI para investigar Alexandre de Moraes

O Senado Federal tem competência para julgar, em caso, de constatação de crime de ministros, sem precisar passar pela Câmara dos Deputados. Os senadores que requerem a decisão de impeachment, tanto de Moraes quanto de outros ministros, querem protocolar uma representação ainda em setembro deste ano.