O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (30), a suspensão imediata da X (antigo Twitter), em todo Brasil. Após o dono da rede social, o empresário Elon Musk, descumprir o pedido do STF.
A decisão se deu após o Supremo Tribunal Federal ordenar que o empresário escolhesse outro representante da empresa X, no Brasil. O pedido deu o prazo de 24h para o cumprimento, sob pena de suspensão. A intimação foi feita através do perfil oficial do STF, na própria rede social.
Após o descumprimento do pedido, Moraes intimou empresas de internet do país e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cumprir a suspensão da rede em todo o Brasil.
No último dia 17 de agosto, a empresa X anunciou o fechamento da empresa no Brasil, após o Alexandre de Moraes determinar a prisão do representante da plataforma no país, caso não fosse atendido o bloqueio dos perfis solicitados.
Moraes proíbe o uso de VPN
Com a previsão da suspensão, usuários da plataforma sondavam o uso do VPN (virtual private network), para poder acessar a rede social. A ferramenta permite a navegação em páginas da internet, sem o rastreio de localização do usuário.
Com isso, o ministro determinou uma multa diária de R$ 50 mil, em caso de acesso através do recurso, por qualquer pessoa natural ou jurídica.