O Ministério das Comunicações do Governo Federal pediu desculpas, nesta terça-feira (6), pela publicação de uma imagem do pódio das olímpiadas sem a atleta brasileira Rebeca Andrade. A postagem foi apagada após críticas sobre a retirada da maior medalhista do Brasil.
A conquista brasileira histórica, com a ginasta, Receba Andrade, em 1º lugar no pódio das olímpiadas de Paris 2024, e ao lado das americanas Simone Biles e Jordan Chiles, foi usado de forma equivocada pelo Ministério de Comunicações do Governo para o anúncio do programa “Computadores para Inclusão” do Governo Federal.
Na imagem, Rebeca Andrade é substituída por um computador, enquanto permanece as ginastas Simone Biles e Jordan Chiles em posição de reverência em direção ao pódio. A publicação recebeu muitas críticas por ter retirado a brasileira da imagem, que se tornou emblemática nas olímpiadas para o Brasil.
Com isso, o Ministério das Comunicações, publicou nota à imprensa e pediu desculpas pela postagem que abriu “margem para interpretações que não condizem com o sentimento do Governo Federal” diz na nota.
Nas redes sociais do órgão do governo, a imagem foi substituída, mantendo a foto original com Rebeca Andrade no pódio e com as artes do governo em volta da atleta.
Veja a publicação: