Sábado, 14 Setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indica o economista Gabriel Galípolo, ao cargo de presidente do Banco Central (BC). O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (28), pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em coletiva no Palácio do Planalto.

Fernando Haddad disse em comunicado à imprensa, que o presidente enviou ao Senado Federal, o nome do atual diretor de Política Monetária do Banco, Gabriel Galípolo, para o comando do BC.

Apesar da indicação de Lula, Galípolo precisa passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal. O processo acontece em votação secreta pelos parlamentares na Casa.

Se aprovado o nome do economista próximo de Lula, ele será o sucessor de Roberto Campos Neto, indicado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). que termina seu mandado como presidente do BC, em dezembro deste ano, conforme previsto na legislação.

Roberto Campos Neto e o presidente Lula enfrentaram embates polêmicos sobre a economia brasileira. Gabriel Galípolo, por outro lado, é pessoas próxima do presidente, tendo já atuado na campanha do presidente Lula, assim com feito parte da equipe de transição do governo e no Ministério da Fazenda.

Gabriel Galípolo

Gabriel Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Em janeiro a junho de 2023, ele foi secretário-executivo de Haddad no Ministério da Fazenda. Em julho do mesmo ano, assume o seu cargo atual, como diretor de Política Monetário do BC.