Quinta-feira, 4 Julho

O vereador Elissandro Amorim Bessa (Solidariedade), decidiu investir parte da Cota do Exercício da Atividade Parlamentar (Cotão), em uma empresa de eventos para fazer transporte fluvial. A empresa contemplada é a Alpha Produções e Eventos, que vai receber R$ 16 mil dos cofres públicos por mês, somando um total de R$ 160 mil destinado à produtora. conforme levantamento do Portal Alex Braga.

A própria rede social da empresa mostra que ela é especializada em eventos. Veja:

Perfil da Alpha Produção e Eventos | Instagram

A produtora de eventos está recebendo verba do Cotão para alugar veículo terrestre fluvial, desde julho de 2023, serviço ao qual ela não faz menção em seu portifólio de propaganda.

Segundo informações do site de Transparência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o demonstrativo de Cota Parlamentar de Bessa confirma os repasses mensais.

1º registo do repasse à Alpha produções na cota parlamentar de Bessa, em julho de 2023.
Último registro do repasse à Alpha Produções e Eventos, em abril de 2024.

O dono da Alpha Produções e Eventos é o empresário José Oricélio da Silva. Segundo informações da empresa no site da Receita Federal, a firma tem como atividade principal: serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas. E ainda a montagem de estruturas, materiais publicitários, produção audiovisual e entre outros correlatos à produção de eventos.

O transporte rodoviário e a locação de automóveis sem condutor é a única menção de que a Alpha Produções lida com esse tipo de atividade, mesmo assim está entre as dezenas de outras atividades da empresa “faz tudo”.

DÚVIDAS

Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contanto tanto com o parlamentar, quanto com a empresa, para entender os critérios usados para o repasse do Cotão à Alpha. Também questionamos o porquê da empresa de eventos ser escolhida para o serviço de transporte fluvial.

Também questionamos que tipo de transporte a Alpha estaria realizando, e em que tipo de atividade parlamentar, já que o Cotão é uma verba exclusiva para o exercício do mandato.