A Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), reconheceram no fim da noite desta segunda-feira (29), o resultado das eleições dado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ao atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizada no último domingo (28).
O partido do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva – que ainda não se pronunciou sobre o resultado das eleições venezuelanas – publicou uma nota de reconhecimento e apoio à “vitória” de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais na Venezuela. Por outro lado, o Governo Lula declara esperar a confirmação do resultados para se pronunciar sobre a eleição.
A Executiva do PT, em nota, afirma que o processo eleitoral foi “pacífica, democrática e soberana”, e garante sua confiança na indicação de vitória a Maduro apontada pelo CNE.
“Em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro […] agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”
Nota do PT
Ao contrário do Brasil, cerca de 14 países da América não reconheceram a validade do processo eleitoral e cobram transparência na verificação dos votos nas urnas. Entre os principais países, estão a Argentina, Estados Unidos, Chile, Uruguai, Guatemala, Equador e Paraguai.