Os políticos da direita brasileira reagiram contra os resultados das eleições presidenciais na Venezuela, nesta segunda-feira (29). Eles pediram ainda um posicionamento do Governo brasileiro sobre as eleições venezuelanas.
As eleições que ocorreram no último domingo (28), no país vizinho, reelegeu o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com 51,2% dos votos. Por sua vez, os parlamentares de oposição ao Governo Lula criticaram em suas redes sociais a falta de transparência nas eleições venezuelanas.
Entre os parlamentares, o presidente nacional do Partido Progressista (PP), o senador Ciro Nogueira publicou em suas redes sociais que as eleições venezuelanas devem ser “severamente” condenadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com senador, a ausência de reprovação à reeleição contestada de Nicolás Maduro por parte do presidente Lula, apontaria que a democracia “é pauta para demagogia eleitoral”, escreveu.
Por outro lado, o presidente Lula e os parlamentares de esquerda e de apoio ao Governo não comentaram sobre o assunto. Entretanto é prevista uma reunião executiva do PT, nesta segunda-feira (29), para tratar sobre o tema.
Eleição na Venezuela
O resultado das eleições foi declarado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), com 51,2% dos votos contra 44,2%, destinados ao seu principal opositor na corrida eleitoral, Edmundo González.
A oposição venezuelana afirma que a vitória de Nicolás Maduro foi fraudulenta e culpa ainda o CNE, pela falta de divulgação das atas das urnas eletrônicas usadas no processo eleitoral.