O senador Omar Aziz (PSD-AM) rebateu críticas do presidente da Argentina, Javier Milei contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quarta-feira (3), durante comissão no Senado Federal.
Na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, presidida por Omar Aziz, o senador chamou o presidente Javier Milei de “bandido” e de “vagabundo”.
“Eu não posso aceitar que um vagabundo, um bandido que aparece do nada, que não tem história nenhuma, que nunca produziu absolutamente nada pelo povo argentino chegue e vá falar do presidente do nosso país. Temos que nos posicionar, não só a favor do Lula, mas de qualquer outro ex-presidente. É um cidadão brasileiro que esteve na presidência através do voto direto”, disse Aziz.
O debate se iniciou durante a discussão do Projeto de Lei nº 1.731/2023, proposto pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que propõe a proibição de logotipos, slogans, divisas e motes de governo em instalações, veículos, livros, apostilas e equipamentos públicos da União.
Por outro lado, Omar Aziz não concordou com a proposta e a classificou com “mesquinha”, pois considerou que o legado do presidente precisa ser respeitado, diferentemente o que é praticado pelo presidente argentino.
Na última semana Milei disparou diversas críticas contra Lula, incluindo novamente chamar o mandatário brasileiro de “corrupto” e “comunista”. Por outro lado, Lula também criticou o presidente argentino pela falta de retratação às ofensas feitas a ele, porém Milei se recusa a reunir-se com Lula.