Quarta-feira, 24 Julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (3), que o país não será “irresponsável” no ponto de vista fiscal. A fala do presidente acontece em meio as circunstâncias enfrentadas no mercado financeiro atualmente no Brasil.

Em meio ao cenário financeiro atual, o presidente ressalta a responsabilidade fiscal e com o controle da inflação, afirmando que os alimentos ficarão mais baratos e que o Brasil não será irresponsável em relação ao controle fiscal.

“Estejam certos que a comida vai ficar barata, estejam certos que esse país jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal. Eu não tenho um dia de experiência, eu tenho 10 anos na Presidência” disse.

Cenário financeiro atual

A declaração otimista de Lula, acontece em meio as rivalidades do Governo Federal com o Banco Central (BC), presidido por Roberto Campos Neto até o fim desde ano. O presidente do BC é criticado por Lula, inclusive pela alta do dólar.

A PEC nº 65/2023, que busca dar mais autonomia financeira ao Banco Central será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima semana.