Quarta-feira, 16 Julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou, nesta terça-feira (23) o imposto atribuído em heranças no Brasil com a porcentagem paga nos Estados Unidos: “é nada” disse. O imposto foi alterado no texto da reforma tributária.

Lula disse que o imposto atual cobrado no Brasil está bem abaixo do que é cobrado nos Estados Unidos e que isso evita até mesmo doações a instituições da área da educação no país. Com isso, ressaltou ainda o que é feito pelos empresários internacionais por conta do imposto pedido no exterior.

“Nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para institutos, para laboratórios. Aqui no Brasil você não tem. Não tem ninguém que faça doação, porque o imposto sobre herança é nada. É só 4%” defendeu Lula.

No texto da Reforma Tributária

Na Câmara dos Deputados a regulamentação do texto da reforma tributária foi proposto a cobrança do imposto sobre herança de previdência privada. O imposto varia de acordo com a alíquota de cada unidade da federação, com o limite máximo de 8%. Nos EUA a taxa pode chegar a 40%.