Sexta-feira, 14 Junho

Pautado pelo bordão “família, pátria e liberdade”, o vereador Raiff Matos (PL) entra em seu último ano de mandato com o freio de mão puxado. É o vereador de primeira viagem que mais faltou na Casa Legislativa Municipal até abril de 2024, e conseguiu uma façanha: ficar do dia 23 de abril ao dia 6 de maio sem comparecer a uma única sessão, sequer.

Como se não bastasse a ausência no lugar onde pretende ser reeleito e ficar como servidor por mais quatro anos, surgiu como o campeão na lista de maior doador do polêmico e suspeito Instituto Doctor D, com direito a ironia na justificativa para tanto dinheiro direcionado.

GAZETADA HISTÓRICA

Um levantamento feito pelo Portal Alex Braga na Câmara Municipal mostra a sequência de sucessivas faltas do vereador. O parlamentar faltou a quatro sessões somadas nos meses de fevereiro e março, e mais quatro vezes em abril, último mês onde os dados estão disponíveis como mostra o site da CMM.

Entre o fim de abril e o dia 6 de maio, simplesmente não deu as caras.

Raiff Matos bateu o recorde de dias sem participar de sessões no fim do mês de abril, somados à primeira semana de maio.

Ex-cantor de Boi, ele aproveita o tempo livre e remunerado para fazer lives e soltar a voz na música gospel. A mesma voz que não se escuta no Plenário nos dias de ausências.

Além do evidente “furo com a população”, o trabalho em ritmo de tartaruga contraria o texto de Eclesiastes escrito no Bíblia tão propagada pelo próprio parlamentar:

“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade”.Eclesiastes 9:10

Nos dias 23 e 24 a cadeira de Raiff ficou vazia, assim como nos dias 29 e 30 de abril, quando os vereadores de Manaus realizaram duas sessões seguidas para poder emendar toda a semana seguinte do Feriado do Dia do Trabalhador de folga.

Em todas essas datas Raiff foi apenas uma placa sobre a bancada do Parlamento.

Ou seja, além dos dias 17, 23, 24, 29 e 30 de abril, sem aparecer no Plenário, Raiff desfrutou do descanso turbinado criado pelos colegas, que só acabou no dia 7 de maio.

Sobram dias para pensar na vida e dar conselhos, que vão de memes a dicas de casamento.

Sem nenhum centavo de desconto no seu salário de R$ 18.991,69, deu até tempo de comemorar 14k no Instagram.

Vale lembrar que a CMM realiza sessões apenas três vezes por semana.

Maior doador do Doctor D

Se falta apetite para comparecer à CMM, sobrou na hora de doar emendas ao polêmico e “sortudo” Instituto Amazonense de Assistência Social e Saúde – Doctor D.

Dos 13 parlamentares que doaram para a Organização Social Civil (OSC) um total de R$ 12 milhões pagos pelo contribuinte, Raiff é o que mais repassou essas emendas.

Como o Portal Alex Braga mostrou, o Doctor D é administrado pelo médico Daniel Roger Goulart Silva, que já foi investigado pelo MP e preso na Operação Maus Caminhos. Fontes ouvidas pelo Portal Alex Braga afirmam que o médico faz lobby na CMM e devolve parte das emendas após receber as volumosas doações de verba pública, como mostra o quadro abaixo:

O OUTRO LADO, COM SABOR DE IRONIA

Procurado pelo reportagem, Raiff disse que as faltas foram justificadas, reforçando assim que não teve salário descontado.

“Sobre as faltas, foram todas justificadas na CMM, algumas sobre saúde e outra representando a CMM!”

Já sobre as doações, disse que o Doctor D merece cada centavo, embora não explique as razões, ressaltando que ele tem o direito de doar para quem quiser.

A destinação de emendas para institutos é uma prerrogativa do parlamentar. O instituto foi selecionado por apresentar todos os critérios exigidos para atuar na cidade de Manaus, por essa razão, teve a destinação dos recursos. Os serviços que o instituto oferece, na área de saúde, foi primordial para elegermos como forma de fortalecer e aumentar o acesso da população”

Por fim, sobre o que foi feito com o dinheiro, passou a bola para os órgãos de controle.

“Sobre a fiscalização dos serviços, acreditamos nos órgãos oficiais fiscalizadores para tal, além da solicitação de nosso gabinete de relatórios dos serviços executados. Estamos a disposição para esclarecimentos sobre todas as ações do nosso mandato”.

Na próxima segunda-feira tem sessão. Será que Raiff vai, ou estará viajando em algum lugar do Brasil, para produzir vídeos em sua própria homenagem?