Segunda-feira, 8 Julho

Após oito anos trabalhando na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente do Amazonas, sendo seis anos como delegada titular, Joyce Coelho decidiu entregar o cargo. Reconhecida internacionalmente como uma das mais atuantes do Estado, acostumada a lutar contra criminosos perigosos na defesa de meninos e meninas em situação vulnerável, ela finalmente encontrou uma adversária que a fez recuar. A produção do Portal FM apurou que os motivos para a renúncia foram as constantes investidas com finalidade política da deputada estadual Débora Menezes (PL) em ações nas quais ela não teria qualquer participação, como operações policiais, coletivas de imprensa, entre outras. O assédio incomodou tanto a delegada que resultou em sua decisão de deixar a função para alguém que se submeta aos desejos da parlamentar.

Apoio dos Colegas

Durante todo o dia, colegas delegados foram às mídias sociais demonstrar apoio à delegada Joyce. O delegado Costa e Silva afirmou que essa situação é mais comum do que se imagina. “De um tempo pra cá, tem acontecido de parlamentares se aproveitarem dessa pauta para aparecer e fazer mídia em suas redes sociais. A Polícia Civil precisa ser um órgão independente. Você não vê na Polícia Federal deputados federais e senadores participando de coletivas,” disse o delegado.

O caso do desconforto entre a deputada Débora e a delegada Joyce já chegou à cúpula da Polícia Civil, e há informações de possíveis conversas para tentar evitar a saída da delegada, mas tudo vai depender de uma interlocução junto à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

A Resposta da Deputada Débora Menezes

A deputada estadual Débora Menezes informou que não tinha conhecimento deste episódio até um jornalista fazer o comentário durante uma coletiva ocorrida nesta quinta-feira. A parlamentar reitera que desconhece os motivos que levaram a delegada a colocar o cargo à disposição. Ela reforça, ainda, que a delegada Joyce tem feito um excelente trabalho à frente da Depca; inclusive, a própria parlamentar já ajudou no trabalho da delegacia diversas vezes. Débora se coloca à disposição da delegada Joyce, pois acredita que o resultado positivo da polícia ocorre com a união de esforços, como o que vem ocorrendo entre o parlamento e as forças de segurança.