Segunda-feira, 20 Maio

Em Roraima, um assassinato ocorrido na última terça-feira (23/04), trouxe à tona fatos que aumentam as suspeitas de envolvimento de órgãos públicos no maior esquema de grilagem da história do Estado, denunciado com exclusividade pelo portal Alex Braga há cerca de 10 dias. A vítima é tio de um engenheiro do Iteraima.

Grilagem e morte

A vítima em questão é Jânio Bonfim de Souza, tio de Ytallo Fernando Guilarducci de Lima, um engenheiro agrônomo que trabalha como diretor do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima – ITERAIMA, órgão denunciado por facilitar a falsificação de documentos e títulos no esquema de grilagem.

Leia mais: Denarium é denunciado por chefiar maior esquema de grilagem da história de Roraima

Ytallo Fernando Guilarducci de Lima

O Núcleo de Investigação do portal Alex Braga recebeu informações que apontam Jânio como suposto invasor de terras e grileiro atuante no Estado de Roraima. As denúncias afirmam que a fazenda onde Jânio morava, localizada na Vicinal do Surrão, no município de Cantá, era terra apropriada ilegalmente.

Denúncias dão conta de que Jânio já havia negociado às terras e estava cercando a área, enquanto esperava pelo aval de técnicos do ITERAIMA, que estariam supostamente falsificando e adulterando os documentos da fazenda.

O Crime e a grilagem

Segundo informações, Jânio estava com sua esposa na fazenda em questão quando foi surpreendido por quatro homens em uma caminhonete branca, que efetuaram os disparos contra o casal. O homem faleceu após passar por cirurgia e não resistir aos ferimentos e sua esposa se encontra internada em estado grave.

A morte de Jânio Bonfim aumenta a suspeita de que a briga por terras em Roraima envolve gente disposta a matar e morrer por terras alheias

Posicionamento

O ITERAIMA publicou uma Nota de Pesar em suas redes sociais lamentando o ocorrido e prestando condolências aos amigos e familiares.

Nota publicada no instagram oficial do ITERAIMA

Nossa equipe solicitou nota por parte do Instituto e deixa o espaço aberto para eventuais esclarecimentos sobre o caso e sobre as denúncias correntes.

Histórico

O portal Alex Braga denunciou há cerca de 2 semanas com exclusividade um esquema de grilagem apontado como o maior da história do Estado de Roraima, supostamente chefiado pelo governador cassado Antônio Denarium.

Na denúncia, os supostos envolvimentos de órgãos públicos como o ITERAIMA, CRECI, FEMARH e INCRA foram apontados no esquema por meio de apropriação de terras, falsificação de documento, adulteração de títulos, entre outros.

Direito de resposta

A defesa de Ytallo Fernando Guilarducci de Lima entrou em contato com nosso núcleo de investigação solicitando direito de resposta diante das denúncias apresentadas pelo portal Alex Braga após informações repassadas à nossa redação.

Segue direito de resposta na íntegra:

Exit mobile version