Sexta-feira, 5 Julho

A advogada Giselle Medina Falcone Pascarelli Lopes tomou posse do cargo de juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A cerimônia ocorreu no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), nesta quinta-feira (14). O desembargador e presidente da Corte eleitoral, Jorge Lins, presidiu a solenidade.

Em seu pronunciamento, a nova juíza relembrou de sua trajetória quando esteve no colegiado do TRE há cinco anos, e agora retoma a cadeira do TRE.

“Compreendo que minha responsabilidade, ao tomar posse hoje novamente como representante feminina, continua presente. Visto que romper com a desigualdade e assegurar que as nossas vozes sejam ouvidas, e principalmente respeitadas, é ainda um dos grandes desafios a todas nós mulheres e demais minorias”, pontuou a juíza.

Além do presidente da Corte, a desembargadora e vice-presidente Carla Reis citou um trecho da obra ‘Por Quem os Sinos Dobram’, do autor e poeta inglês John Donne. A corregedora destacou também os trabalhos da advogada e nova membro do colegiado.

“Ciente dos desafios que a aguardam, Dra. Giselle, sendo este ano de eleições, dê certo novamente, a democracia será testada. Estando Vossa Excelência de todo pronta, para enfrentá-las com determinação e em prol do bem-estar da sociedade, destinatária final da justiça, e deposita no julgador esperança de dias melhores”, finalizou a desembargadora desejando boas-vindas à juíza Giselle, em nome de todos os colaboradores e juízes da Corte.

Nomeação

A advogada Giselle Falcone foi nomeada no dia 27 de fevereiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O decreto que oficializou o nome de Giselle Pascarelli ao cargo de juíza foi publicado no Diário Oficial da União.

A nova juíza assume a vaga de Kon Tsih Wang após o término do primeiro mandato. O juiz foi nomeado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O magistrado, que se afastou da função de desembargador eleitoral em junho de 2023, decidiu não participar da reeleição para o cargo.

A cerimônia contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), deputado Roberto Cidade (União Brasil).