Terça-feira, 24 Junho

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou o mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), nesta quarta-feira (31). Com o placar de 4 a 2, o deputado perde o mandato e arrasta Adail Filho, eleito pelo mesmo partido em 2022.

“A questão está decidida e confirmando quatro votos a dois pela procedência da cassação de Silas Câmara”, declarou o presidente, desembargador Jorge Lins.

No pedido de perda de mandato feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), contra Silas Câmara, o parlamentar era acusado de captação e gasto ilícito de recursos financeiros na campanha eleitoral de 2022. Dentre as despesas, fretamento de aeronaves, em alguns viagens, sem a presença de Silas. Deputados estaduais e familiares teriam usufrído das viagens.

A decisão do TRE-AM alcançou também o deputado federal Adail Filho, que teve os 125.068 votos no pleito anulados, ficando sem votos suficientes na legenda.

O resultado do julgamento de Silas irá beneficiar o deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil). O político é suplente de Fausto Júnior, que está licenciado para assumir secretaria no Governo do Amazonas. Dessa forma, com o fim da eleição da chapa do Republicanos, Pauderney, que é do União Brasil, torna-se efetivo.

O ex-deputado federal Alfredo Nascimento (PL), também dever ser beficiado assumindo a vaga de Adail Filho.