Segunda-feira, 8 Julho

O Governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), nomeou, nessa terça-feira (2), o ex-reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, para a Controladoria Geral do Estado. Nomeação foi publicada no Diário Oficial de Roraima (DOE).

Como o novo controlador-geral do Estado, Regys, passa a chefiar toda a equipe responsável pela auditorias nos processos licitatórios e transparência pública do Governo de Roraima.

Regys substituirá João Alfredo de Souza Cruz, que agora ocupará o cargo de secretário-chefe adjunto da Casa Civil.

Sobre Regys Freitas

Regys Freitas teve uma gestão na UERR de oito anos (2015-2023), marcada por várias polêmicas.

Ele é doutor em direito pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), mestre em direito pelo Centro Universitário Curitiba, advogado e ex-policial civil de Roraima.

Em 2019, ele foi retirado do cargo pelo governador Denarium, porém conseguiu reverter o caso na Justiça, e voltou ao cargo. Ele afirmou ainda, que Denarium havia se apoiado em fake news para afasta-lo do cargo.

Em agosto de 2023, a UERR foi alvo de investigação da Polícia Federal, em operação Harpia. Na investigação, a PF apreendeu R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo, em um suposto esquema de pagamento de propina na UERR. Veja imagem abaixo.

Polícia Federal | Divulgação

Ao fim da investigação, Regys Freitas perde o cargo e o então vice-reitor, Elemar Favreto, é eleito como novo reitor da instituição.