Quarta-feira, 3 Julho

O prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio (PSD) teve o diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A decisão foi proferida pela juíza eleitoral, Naia Moreira Yamamura e consta no diário oficial da última sexta-feira (20). Lúcio Flávio tornou-se inelegível por oito anos, a contar da última eleição de 2016.

O documento aponta que o então prefeito teria fornecido cheques de R$ 100 a eleitores, como benefício do Programa Renda Cidadã, às vésperas das eleições em 2016. A manobra com fins eleitoreiros teria sido realizada pelo CRAS de Manicoré.

A Justiça eleitoral também encontrou irregularidades no pagamento de 300 beneficiários de um programa social. Parte dos atendidos, cerca de 80 pessoas, recebiam por cheque, mas no dia das eleições, 150 pessoas receberam pelo pagamento. A legislação do programa obriga o pagamento exclusivo em conta bancária, por cartão magnético. 

A decisão do TRE-AM também foi proferida ao vice do prefeito na época, Jefferson Colares Campos, e o vereador Sebastião Pimentel de Medeiros. Todos os envolvidos terão que devolver aos cofres públicos cerca de dez mil Ufir’s (medida de atualização monetária de tributos, multas e penalidades relacionadas a obrigações com o poder público).