Segunda-feira, 8 Julho

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), instaurou Inquérito Civil para apurar irregularidade em viagem a Manaus realizada por membros do Conselho Municipal de Saúde de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O presidente, quatro conselheiros e o secretário executivo do órgão se deslocaram a Manaus no dia 14/2/2022, com autorização do próprio Conselho de Saúde.

O Ministério Público expediu requisição ao Conselho de Saúde, cópias dos documentos referentes às deliberações que autorizaram a viagem a Manaus e a apresentação dos comprovantes de gastos, resultados obtidos e certificados do curso realizado no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

O MP ainda solicita cópias dos documentos relativos à escolha de seus membros, principalmente dos eleitos, com as atas das reuniões respectivas à escolha, e existência de interesse público nesses deslocamentos.

O procedimento de investigação foi instaurado por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Parintins, através do Promotor de Justiça Marcelo Bitarães de Souza Barros, designado para a 1ªPJPAR.