Sexta-feira, 5 Julho

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) investiga o Procurador-Geral do Município de Atalaia do Norte, Ronaldo Caldas da Silva Maricaua em supostas irregularidades em razão do exercício de advocacia privada.

O Inquérito Civil nº 252.2022.000022 apura a conduta do PGM que atuou junto com um procurador de Benjamin Constant, município vizinho de Atalaia, na atuação como advogados de defesa de Amarildo da Costa de Oliveira, vulgo ‘Pelado’ de 42 anos, assassino do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, mortos brutalmente em junho do ano passado na região amazônica do Vale do Javari.

Na época, chamou a atenção dos investigadores que acompanhavam o ainda desaparecimento de Bruno e Dom, a prontidão com que se apresentaram os dois advogados para defender Amarildo. E mais ainda pelo fato de serem procuradores dos municípios do Amazonas.

Após grande repercussão na mídia os PGM deixaram o caso, ainda durante as buscas do jornalista inglês e do indigenista. Em nota, a Prefeitura de Atalaia do Norte informou que Maricaua foi procurado pela família de Amarildo para defender o suspeito, atuando como advogado particular.

O procedimento investigatório foi instaurado no dia 4 deste mês, pela Promotoria de Justiça de Atalaia do Norte , através do Promotor de Justiça Elanderson Lima Duarte. A portaria do Inquérito Civil, foi divulgada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial do MPAM.