Quinta-feira, 25 Julho

Pauderney Avelino é exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Ele era titular da Pasta desde janeiro deste ano.

A publicação oficializando a exoneração de Pauderney será publicada na edição desta quinta-feira, 18, do Diário Oficial do Amazonas.

Ainda hoje, nesta quarta-feira, 17, Pauderney perdeu por decisão judicial o diretório do partido União Brasil. O processo envolveu o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e outros deputados.

Trajetória até aqui

Pauderney assumiu a pasta em janeiro de 2023. Apesar da experiência como deputado federal e também das passagens por outras secretarias, a conquista do cargo de secretário de Wilson Lima pareceu mais uma forma de “barganha” entre o prefeito David Almeida e o governador, o famoso “me ajuda que eu te ajudo” – que é muito comum na política baré.

Isso porque Pauderney era presidente do UB, partido ao qual Wilson Lima se filiou em março de 2022 para disputar a reeleição em outubro do mesmo ano.

O UB foi criado em fevereiro de 2022 após a fusão de outros dois partidos: o Democratas e o PSL. Pauderney já era o presidente do Democratas no Amazonas.