Terça-feira, 28 Maio

O governador de Roraima, Antonio Denarium, quando assumiu o Estado se cercou de amigos do tempo em que se dedicava inteiramente a suas empresas. Disney Mesquita era um velho conhecido da política, na gestão do ex-governador Ottomar de Sousa Pinto em meados dos anos de 2004 e 2005.

Disney foi contratado como procurador por várias vezes para fazer reformas elétricas na antiga escola Ayrton Sena. E ainda, para recuperação de vicinais no município de Amajari.

Nessa época, o empresário era procurador da empresa DLC Construções e Comércio LTDA. Seu nome ficou conhecido no estado após ser escolhido para assumir a Casa Civil e ter abandonado o cargo no ano seguinte, alegando desgaste na pasta.

Recentemente o nome de Disney foi envolvido após uma fiscalização de vários órgãos federai como MPF, Polícia Federal e MPT em uma das suas fazendas localizada no município de Amajari.

No início do ano passado, movido pela pressão da perda do mandato e por suposto envolvimento com o sequestro do jornalista Romano dos Anjos, o ex-deputado estadual Jalser, resolveu falar o que sabia por trás dos cargos comissionados contratados pelos deputados.

Assim revelou que familiares do ex-secretário Disney Mesquita eram cargos comissionados na Casa e ainda, com altos salários. O pai, Dismar Freitas de Mesquita e Rodrigo Fernandes, filho de Disney, cada um com um salário de R$ 16 mil.

O pai de Disney, alçou voos maiores saindo da Assembleia Legislativa de Roraima e foi para o Senado Federal com um cargo de assistente parlamentar com o salário de R$ 14 mil. O filho de Disney continua na Assembleia.

Em 2008, Dismar Mesquita esteve na Secretaria do Índio como técnico de agricultura e pecuária. O Presidente Substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), na época, o convocou para participar da Comissão do processo de regularização fundiária da Terra Indígena Limão Verde, em Roraima.

Mesmo fora do Governo mais com forte influência na gestão de Antônio Denarium, Disney é um dos maiores fazendeiros do Estado, mas mesmo assim não contente com seu patrimônio milionário garante que familiares também recebam salários do Governo Estadual e Federal. Disney só não explica a origem do seu enriquecimento.