Segunda-feira, 24 Novembro

Jair Bolsonaro, Lula, Collor e Temer, quatro ex-presidentes da história recente do Brasil foram presos nos últimos anos, enquanto a população continua esperando um “salvador da pátria” cair do céu, sem perceber o que se passa nos corredores do poder.

Ao redor desses quatros nomes estão políticos que gravitam em torno de cargos, fundo eleitoral, domínio por ministérios e tudo aquilo que o cargo de Presidente da República pode oferecer, enquanto o Brasil afunda na pobreza e toma as manchetes internacionais por corrupção, crimes do colarinho branco, batalhas entre Judiciário, Legislativo e Executivo, e uma guerra sem fim onde a maior vítima é o desenvolvimento do País.

Se você conversar com um petista, ele vai dizer que a prisão de Bolsonaro é justa, mas que a prisão de Lula não passou de uma perseguição política para tirar o líder da esquerda das eleições que elegeram Bolsonaro.

Mas se você conversar com um bolsonarista, ele vai dizer que a prisão de Bolsonaro foi uma vingança e uma forma de tirá-lo das eleições de 2026, enquanto a decisão de mandar Lula para a prisão foi apenas o atestado comprobatório de que o petista se entregou à corrupção.

Do mandato de Collor ao atual mandato de Lula, passaram-se mais de 35 anos. Nesse tempo todo, o Brasil, que era chamado de “País do Futuro”, não virou uma potência mundial, não acabou com a fome, não alfabetizou a população e muito menos encontrou o “presidente que vai tirar o Brasil do buraco”.

Quando é que o brasileiro vai entender que super herói só existe no cinema?