Sexta-feira, 10 Outubro

Como uma herança política da família Bemerguy, o prefeito de Benjamin Constant, Semeide Bemerguy (MDB), sobrinho dos irmãos e ex-prefeitos Saul e David Bemerguy, montaram uma dinastia familiar de parentes em cargos públicos no interior do Amazonas.

Assim como David e Saul Bemerguy que estiveram à frente das cidades de Benjamin Constant e Tabatinga, respectivamente, municípios vizinhos do estado do Amazonas.

Leia mais: Prefeito de Benjamin Constant aluga barcos por mais de R$ 1 milhão em estamparia de Manaus

Da mesma forma, Semeide após vencer as eleições para cumprir seu 1º mandato como prefeito, decidiu colocar como secretários da Prefeitura, os membros da própria família, incluindo a esposa e os irmãos.

Irmãos no Secretariado

Ele nomeou o próprio irmão Selomi Bemerguy, como Secretário de Educação, mesmo não havendo publicação oficial de sua nomeação nos Diários do município. O próprio prefeito anuncia, em suas redes sociais, o irmão como secretário de Educação, em dezembro do ano passado.

Veja a publicação:

Além disso, Selomi Bemerguy preside o Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões (FORDIME-AM). O qual recebeu a presidência no último mês de agosto no município.

Recentemente o prefeito, destinou milhões em escolas de pilotis com apenas 2 salas, para serem construídas nas zonas rurais do município. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito e o irmão secretário aparecem visitando juntos, comunidades rurais, as mesmas que estão incluídas nos contratos milionários das escolas.

Veja o prefeito e do secretário de educação nas comunidades:

Além de ter o irmão na Secretaria de Educação, quem também está incluída no seu secretariado, é a própria irmã Salaniza Bemerguy. A qual foi nomeada, ainda na gestão do ex-prefeito David Bemerguy, na Secretaria de Administração.

Veja:

Com a sua nomeação registrada em janeiro de 2021, no 2º mandato do ex-prefeito David Bemerguy. Desde então, Salaniza Bemerguy, tem estado à frente da Administração e Planejamento do município.

Primeira-dama nomeada como secretária da Semas

Além dos dois irmãos, Semeide ainda entregou a Secretaria de Assistência Social do município, para a própria esposa e primeira-dama, Alcinete Porto.

A primeira-dama, foi nomeada ao cargo no dia 1º de janeiro deste ano, no mesmo dia da posse de Semeide Bemerguy como prefeito da cidade. Mas a nomeação, somente foi publicada no dia 6 do mesmo mês no Diário Oficial dos Municípios.

Veja a nomeação da primeira-dama:

Antes de ter o marido como prefeito, a primeira-dama, Alcinete Porto apareceu no quadro de Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Benjamin Constant, como Assistente Educacional I AO-3, na Secretaria de Educação (Semed).

Ela aparece no quadro de servidores em cargo comissionado na Prefeitura, deste janeiro de 2017. No início do primeiro mandato do ex-prefeito David Bemerguy em Benjamin Constant.

Nepotismo?

O cenário político da cidade com membros da mesma família ocupando cargos públicos, mostra indícios de irregularidades e suposta beneficiação própria de familiares. A suposta prática de nepotismo fere o artigo 37 da Constituição Federal, pois vai contra os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa.

Conforme o Supremo Tribunal Federal (STF), na Súmula Vinculante nº 13, que afirma que a nomeação de familiares até o terceiro grau é considerado nepotismo. Incluindo a nomeações de “cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade”, o quais tem o grau pai/mãe, filhos, avós, netos, irmãos, tios, sobrinhos e até mesmo com o grau de afinidade como sogro, genro, nora e enteados.

Resposta

A equipe de jornalismo do Portal Alex Braga tentou contato com a prefeitura de Benjamin Constant e as secretarias do município, para pedir mais esclarecimentos sobre a situação e um posicionamento por parte dos envolvidos. Contudo até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para mais esclarecimentos.