Quarta-feira, 28 Janeiro

Moradores de Iranduba estiveram na sede da Defensoria Pública do Amazonas, nesta quarta-feira (28), para manifestar contra o descaso em área de lixão na cidade. O problema que já se estende há anos prejudica moradores do local que reivindicam solução.

A equipe de reportagem do Portal Alex Braga falou com representantes da manifestação dos moradores de Iranduba e o defensor público do Amazonas, Carlos Almeida Filho.

O lixão a céu aberto está localizado no Ramal da Dona Creuza, no km 6, na região do município.

A situação mostra a revolta da população com o comando da Prefeitura de Iranduba nas mãos do prefeito Augusto Ferraz (União Brasil) e pedem uma solução para o problema que não somente afeta a saúde da população, mas também a dignidade e integridade de quem mora perto da área de lixão.

Leia mais:

Conforme um dos representantes da manifestação, que falou com a nossa equipe, que se identificou como, André Peres e presidente da Comunidade São Francisco. Ele afirmou que as comunidades mais próximas e até mesmo as mais distantes, já estão sentindo as consequências do descaso da área de lixo e a negligência do prefeito em relação ao problema da cidade.

“É muita mídia, é muito milhões entrando dentro do município. E o descaso total. Principalmente o caso do lixo que já afetando famílias. […] A questão dos nossos lençóis freáticos estão começando a serem afetados. A nossa comunidade que fica a mais ou menos 3 km de lá, mas já começando a sentir o impactos desse descaso”

líder comunitário, André Perez

Ainda segundo os líderes do protesto, a população também sofre continuamente com problemas de saúde, por conta da insalubridade do local, ocasionada pelo lixo e mau cheiro.

Em conversa com a nossa equipe, o segundo representante da manifestação, Benedito Leite, revelou também, que o problema se agrava ainda mais, pela falta de estrutura e atendimento em UBS da cidade. As quais a população busca quando sobre com de mal estar e doenças ocasionadas pela insalubridade do lixo no local.

“O nosso polo de saúde, a nossa UBS tá abandonada. […] A pessoas adoecem frequentemente de diarreia, devido grande quantidade de moscas que tem em nossas comunidades. Aí chega no hospital não tem atendimento adequado.”

Representante da manifestação, Benedito Leite

Diante dessa situação, o defensor Carlos Almeida Filho, falou com a nossa equipe e revelou que a situação do descaso no município já é acompanhada desde 2023 no município. Mas que até agora a situação permanece da mesma forma, sem nenhuma intervenção do prefeito Augusto Ferraz diante do problema.

Veja:

O problema continua

No ano passado o Portal Alex Braga, revelou que o prefeito Augusto Ferraz continua a ignorar um projeto de aterro sanitário no local. Segundo, o líder comunitário, revelou na época, a recusa seria por conta uma motivação política do prefeito.

Em novembro do ano passado, o prefeito publicou nas suas redes sociais, uma nota, afirmando ser “veementemente contra” o aterro sanitário no local. Ele justificou o seu posicionamento contrário em favor do meio ambiente e do povo.

Veja:

Contudo, o posicionamento do prefeito é rebatido pelos representantes comunitários, entre um deles, revelou que a situação de rejeição do aterro sanitário, seria para beneficiar a esposa do prefeito e secretaria de Saúde do município, Luana Ferraz. O que segundo ele “não se preocupa sequer com esse lixão a céu aberto”. E continua: “É uma vergonha o que o senhor fez”.

Além descaso com as comunidade, o prefeito Augusto Ferraz também acumula um gasto de mais de R$ 29 milhões na coleta de lixo, somente nos últimos quatro anos da sua gestão.

No fim do ano passado, os moradores do bairro Morada do Sol, fizeram diversas reclamações sobre a falta de coleta de lixo nas ruas, que não foram realizadas desde o último natal na cidade. Mesmo tendo feito contrato milionário para essa tarefa.

Nossa equipe de reportagem pediu um posicionamento do prefeito, mas não obteve resposta.

Exit mobile version