Sábado, 24 Maio

Os eleitos no último pleito para prefeitos de municípios do interior do Amazonas já contabilizam 100 dias de gestão comandando suas cidades.

Nesse período, dos 62 municípios  do estado, alguns se destacam: Maués, Carauari, Manacapuru, Iranduba, Coari, Autazes, Benjamin Constant e Ipixuna.

Essas pela má utilização dos recursos públicos que mesmo após decretarem estado de emergência financeira fizeram contratos milionários.

Um contrato de forma emergencial foi feito com a empresa ACR Serviços de Saúde, permitindo a compra de materiais de escritório e papelaria.

No total, os valores resultado de um contrato direto somam R$ 2.588.604,94 

Para confirmar o contrato devido a empresa oferecer serviços de ambulatório fomos até a empresa  saber se também fornecem papeis mas tivemos uma surpresa.

Sem licitação, sem concorrência pública, o prefeito Airton Siqueira resolveu  gastar R$1,2 milhão para construção de trapiches.

Mas não informou quantas trapiches (rampas ou passarelas) serão feitas,  se será de concreto ou madeira, e nem quantos metros de extensão será essa ponte.  A empresa contratada pela prefeitura supostamente é apenas uma empresa de fachada.

Além do trapiche, no dia 10 de abril Airton Siqueira ,  também contratou uma empresa para remoção de entulhos e limpeza de vias urbanas pelo valor de R$1,3 os dois contratos somam mais de 2 milhões. 

Já a prefeita Valcileia Maciel deu continuidade aos contratos firmados na gestão anterior ,  assinou um aditivo de R$4,8 milhões dando sequência aos pagamentos da prefeitura desde os tempos em que era comandada por seu padrinho político, o ex-prefeito Beto d’Angelo. 

Somados ao contrato inicial o valor soma  mais de 9 milhões repassados a empresa.

A empresa com forte ligação ao ex -prefeito e agora com Valcileia , já tem um longo registro de contratos com a prefeitura , entre eles, um único contrato chegou a superar o valor global de R$33 milhões.

Já para o serviço de construção de muro de arrimo e outras intervenções ou seja para  reconstrução do cais/píer terra preta.  Valcileia assinou um contrato feito de forma emergencial sem licitação, o acordo de contrato o valor global é de R$33.266.449,93.

Já em Presidente Figueiredo uma grande polêmica envolve o atual Prefeito  Fernando Vieira que contratou uma empresa de Manacapuru por mais de 2 milhões para serviços de saúde, o caso foi denunciado no TCE.

Em Iranduba, região metropolitana de Manaus, Augusto Ferraz dispensou uma licitação  para contratar a empresa Amazônia Tecnologia em Educação e Meio Ambiente Ltda. O valor do contrato ultrapassa R$1 milhão e tem como objetivo a aquisição de dicionários de inglês para alunos da rede municipal.

A empresa pertence  a um colecionador de processos com a justiça Jorge Michael Souza Barroso de Almeida Pereira já foi condenado em junho de 2015 a mais de 13 anos de prisão.

As investigações apontaram o empresário como integrante de um esquema de fraude em licitações que ocorreu no município de Coari, entre os anos de 2001 e 2007.

Ferraz ainda direcionou mais de R$35 milhões para a compra de combustíveis entre 2021 e 2025. Todos os contratos firmados com a mesma empresa: VK Comércio de Derivados de Petróleo Ltda. 

Vamos agora para o Coari a Câmara Municipal de Coari aprovou, o pedido de empréstimo de R$250 milhões feito pelo prefeito Adail Pinheiro (Republicanos). 

O empréstimo milionário foi firmado com o Banco do Brasil, para Adail Pinheiro pagar dívidas do município. O valor vai direto para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável. A prefeitura ainda poderá abrir créditos adicionais para pagar os juros do próprio empréstimo. Ou seja, Adail faz dívida para pagar outras dívidas.

Em Autazes o prefeito de Autazes, Thomé Neto (PP) gastou  R$2,9 milhões com diversos contratos com um supermercado e uma construtora.

Em um único dia, o prefeito Thomé Neto firmou três contratos que juntos somam o valor global de R$1.451.731,00 com um supermercado.

E mais de R$9 milhões dos cofres públicos. Para reformar o próprio gabinete  do vice e dos secretários.

Anderson  Cavalcante caiu ainda neste primeiros meses de gestão , na mão do  Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, devido uma compra milionária no valor de R$1.147.728,40.

Por possíveis irregularidades no Pregão Presencial para a aquisição de fraldas descartáveis.

O prefeito Semeide Bermeguy Porto, se destaca com um contrato milionário de R$10,8 milhões para a prestação de serviços de varrição, capina e limpeza pública em geral por um ano. 

E mais para a reforma e construção da infraestrutura da Casa da Memória, um investimento de R$1.285.849,56.

Semeide Bemerguy contratou também por mais de R$1,6 milhão a empresa Licitar Comercio de Produtos Alimentícios  para realizar serviços de manutenção preventiva e corretiva dos ar-condicionados dos prédios públicos da prefeitura.

A mesma empresa de alimentos contratada para reparação de ar-condicionado. 

A prefeitura realizou uma contratação de quase R$ 4 milhões para o fornecimento de materiais de expediente, como alfinetes, apontador de lápis, grampeadores e cartolina.

Mas também há bons exemplos vindo do interior que se destacaram, onde  prefeitos tentam fazer diferente como em Tefé e em Apuí.

Em Tefé o prefeito Nilson Marreiro, em pouco mais de três meses, fez ações para o povo promovendo melhorias expressivas em áreas como educação, saúde, infraestrutura, cultura e economia, como a entrega de uma ambulancha.

Na educação, mais de 15 mil cartões educacionais foram distribuídos a estudantes da rede municipal, garantindo melhores condições para o aprendizado. 

Na assistência social, cerca de 2 mil famílias foram contempladas com a atualização dos cartões do Programa Municipal Bolsa Tefé. 

Com um benefício mensal de R$150 por família, a medida já movimentou aproximadamente R$3,6 milhões na economia local.

Impulsionando também o turismo ampliando a visibilidade do município e atraindo novos investimentos.

Na saúde, uma nova sala de saúde com especialidade em urologia e reformas nas unidades de atendimento reforçam o compromisso da gestão com a saúde do município.

E ainda a promessa de novo concurso público, que visa valorizar o funcionalismo público, realizou o programa “Tefé Cidade Mais Limpa”, oferecendo ainda oportunidades para profissionais da educação e o apoio às comunidades ribeirinhas impactadas pela estiagem e implantação da INFOVIA 02, um marco para a conectividade no município e em toda a região amazônica.

Em Apuí o prefeito Marcinho da Macil recuperou inúmeras vicinais para dar o direito de ir e vir à população do município.

Em Álvares  a prefeitura inaugurou um centro cirúrgico do Hospital São Joaquim.

A mobilização trouxe à população a realização de exames pré-operatórios gratuitos com acompanhamento pós cirurgia aos pacientes. O procedimento tem o objetivo de tratar e prevenir o tratamento da catarata na população. 

A Secretaria de Saúde de Alvarães decidiu tomar a iniciativa de promover os procedimentos que sem internações e com uma recuperação ágil e segura que levam menos de 15 minutos para serem realizados.