Terça-feira, 22 Abril

No conhecido estradão do Jardim Botânico no bairro Cidade de Deus, dezenas de caixas e ampolas de medicamentos, além de documentos de hospitais da rede pública do Amazonas, foram encontrados na última sexta-feira, após serem descartados irregularmente em uma área de preservação. 

De acordo com os registros encontrados junto aos medicamentos, materiais hospitalares  haviam caixas de Risperidona, Sulfato de Sódio e Zinco, alguns com datas de validade vencidas desde 2022. Além dos medicamentos, foram encontradas diversas sondas de Foley, utilizadas em procedimentos cirúrgicos, e materiais para medição de glicemia, como lancetas e tiras de teste. A presença desses materiais em um local inadequado representa um risco para a saúde pública e para o meio ambiente.

Segundo informações, os produtos seriam destinados a unidades de saúde de Manicoré, no interior do estado. 

Também foram localizados documentos que fazem referência ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro Coroado e à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam)

A descoberta foi feita por um homem, que preferiu não se identificar, durante uma vistoria de rotina na área.

O descarte irregular de medicamentos e materiais hospitalares pode causar contaminação do solo e da água, além de representar um risco de intoxicação para pessoas e animais. A legislação brasileira prevê normas específicas para o descarte desses materiais, que devem ser incinerados ou descartados em locais apropriados, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).