Após a diplomação, ocorrida no último dia 17 de dezembro na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), os 41 vereadores eleitos de Manaus devem ser empossados às 16h do dia 1º de janeiro de 2025 em uma cerimônia que será realizada no Teatro Amazonas, seguida da votação da nova Mesa Diretora na sede da CMM.
Eleitos, diplomados e aptos para o mandato 2025-2028, os vereadores retornarão ao plenário Adriano Jorge para a votação da Mesa Diretora da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A sessão especial será presidida pela atual 1ª vice-presidente Yomara Lins (Podemos), já que o atual presidente, Caio André (União Brasil), não foi reeleito.
A votação contará com a escolha de um novo presidente, além de três vice-presidentes, um secretário-geral, três secretários, um corregedor e um ouvidor-geral.
Para obter o cargo de presidente, é necessário que o candidato obtenha 21 votos e não concorra a nenhum outro cargo.
A votação seguirá o seguinte formato:
- Chamada nominal para confirmar a presença dos vereadores;
- Escolha de dois vereadores, de partidos diferentes, como escrutinadores;
- Apresentação dos candidatos à Presidência, com cinco minutos para cada um expor suas propostas;
- Votação nominal, com cada vereador declarando seu voto;
- Em caso de empate, o mais idoso será eleito.
Início dos trabalhos legislativos
Uma vez definida a Mesa Diretora, os vereadores retomarão os trabalhos na primeira semana de fevereiro, sendo a primeira reunião ordinária de 2025 no dia 4 de fevereiro, quando serão organizadas as Comissões Técnicas Permanentes.