Domingo, 8 Dezembro

Está muito bom ser prefeito de Itacoatiara, Manacapuru, Atalaia do Norte e Novo Aripuanã neste fim de ano. Fizemos um levantamento exclusivo e descobrimos que Mario Abrahim (Republicanos), Beto D´Ângelo (Republicanos), Dênis Paiiva (UB) e Jocione dos Santos Souza (PSDB) assinaram os reajustes dos próprios salários, e de tabela, ajudam os vices, os vereadores e os secretários, que também ganham o presentão de fim de ano.

Mais da metade da população do estado do Amazonas (55,1%) vive na pobreza. É o que revela a Síntese de Indicadores Sociais de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

IBGE

Pode não ser ilegal, mas é imoral. Enquanto essas cidades sofrem com falta de assistência médica, educação, estiagem, insegurança, prefeitos, vices e secretários luxam com salários que chegam a R$ 27 mil por mês, caso do prefeito de Itacoatiara, que foi reeleito e denunciado no MP por propaganda irregular e excesso de festas. Só na última Expofest Mario Gastou mais de R$ 1,6 milhão com artistas nacionais.

Duvido que qualquer um deles aceitasse ganhar um salário-mínimo, abrisse mão de seus gabinetes com ar condicionado ou que saibam o que os cidadãos mais pobres de suas respectivas cidades passam pela falta de estrutura dos municípios que eles mesmos administram.

Feliz 2025, se você for prefeito, vice, ou secretário.