Durante o debate com os pré-candidatos à prefeitura de Manaus, realizado nesta quinta-feira (08) nos estúdios da TV Band Amazonas, telespectadores e eleitores manauaras foram pegos de surpresa com uma fala preconceituosa e ignorante sobre autismo, proferida pelo pré-candidato Roberto Cidade (UB). A afirmação “infelizmente tenho um filho autista”, repercutiu de forma negativa para o pré-candidato na capital inteira, gerando repúdio e reprovação por parte de várias pessoas.
A fala de Cidade surgiu após pergunta feita pelo apresentador e comunicador Willace Souza sobre “quais seriam as propostas dos pré-candidatos para inclusão e atenção às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, respondida pelo pré-candidato Marcelo Ramos (PT). Após Ramos se manifestar, foi dado 1 (um) minuto para que Cidade comentasse sobre o assunto, e foi nesse momento que o pré-candidato foi ‘infeliz’ em sua fala.
Momentos após a trágica fala de Cidade, muitos internautas se manifestaram nas redes sociais reprovando a declaração do candidato de Wilson Lima.
Em uma rede social uma pessoa afirmou: “Roberto Cidade falando que INFELIZMENTE o filho dele é autista… Infelicidade mesmo é ter o pai como Roberto Cidade né veyr [sic].”
“Péssima expressão usada”, completou outra pessoa.
Em outra rede social vários comentários reprovando Roberto Cidade foram proferidos por usuários. Palavras como “perdido, preconceituoso, capacitista, ridículo”, entre outras, foram citadas para definir o deputado após sua fala ao vivo.
Leia mais: Pré-candidata de Roberto Cidade fatura milhões em contratos no Governo e CMM
Bastidores da vida de Cidade
Entre os tantos comentários de reprovação contra a atitude de Roberto Cidade, um deles chamou a atenção da nossa equipe de investigação. Trata-se de um vídeo gravado por uma mulher que, segundo apuração, faz parte do ciclo de pessoas próximas do pré-candidato.
No vídeo, ela afirma que Cidade sempre omitiu e escondeu a informação de que seu filho era autista. A mulher afirmou, ainda, que o presidente da Aleam tentou utilizar da ocasião do debate para expor sua verdadeira realidade. Confira o vídeo abaixo.