Sexta-feira, 14 Junho

Um documento obtido com exclusividade pelo Portal Alex Braga revela que a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH) é acusada de expulsar, de forma brusca, ribeirinhos de suas terras, localizadas na região do Baixo Rio Branco, na comunidade da Serrinha, área rural do município de Caracaraí. A denúncia mostra, ainda, que empresários e donos de hotéis turísticos permanecem operando no local, entre eles, Disney Barreto Mesquita, figura já conhecida e de influência na gestão do governador cassado Antônio Denarium (PP), onde já foi secretário da Casa Civil.

Denúncias e investigações

Segundo os moradores do local, a FEMARH estaria expulsando os povos tradicionais do território ocupado após a instalação, na região, de hotéis que oferecem serviços de pesca esportiva. O que torna a denúncia ainda mais grave, é que a ação estaria sendo praticada por hoteleiros e empresários do ramo da pesca esportiva com o apoio de policiais militares e fiscais da Femarh.

A denúncia foi feita em uma reunião ocorrida em maio de 2023, entre representantes da comunidade ribeirinha e o Ministério Público Federal (MPF) que, por meio do procurador Alisson Marugal, está realizando investigação para apuração dos fatos, e já emitiu requerimento de tutela provisória antecipada de urgência em caráter antecedente em face da FEMARH.

No documento constam trechos, retirados de um caderno de 2014, do Fundo Amazônia, chamado: “A luta dos trabalhadores rurais e pescadores de Caracaraí (RR) em defesa de seus direitos.

No caderno é possível ver o incômodo da comunidade pesqueira com as ações violentas e restrições ocasionadas pela prática de pesca esportiva.

Fonte: “A luta dos trabalhadores rurais e pescadores de Caracaraí (RR) em defesa de seus direitos

Em depoimento, os denunciantes afirmaram ao MPF que sofreram atos abusivos e violentos por parte da PM de Roraima e de agentes da FEMARH.

Fonte: Inquérito do MPF contra a FEMARH

No documento, o MPF aponta, ainda, que o local é caracterizado pelo baixo número de moradores e pela grande quantidade de peixes, o que, turisticamente seria muito lucrativo aos empresários do ramo da pesca recreativa, que recebem, desde brasileiros de todos os cantos do país, a estrangeiros de todos os lugares do mundo.

‘Alô, alô, ribeirinhos; aquele abraço!’

Ocorre que os estrangeiros não são apenas turistas. Um dos hotéis do local, chamado Ecotur Turismo Ltda, sob CNPJ de nº 84.054.139/0001-08 e localizado no Acesso Margem Direita do Rio Água Boa do Univiní, em Caracaraí, Roraima, pertence a Lance Dorian Ranger, empresário suíço residente em Boa Vista.

E o que também chama a atenção do Ministério Público é o fato de outra empresa, chamada Ecoturr Ltda, inscrita sob o CNPJ nº 44.568.337/0001-75, está localizada no mesmo endereço da empresa de Lance Ranger, e tem como um dos sócios o suíço Dorian Justin Ranger.

Foto: Arquivo Pessoal

O outro sócio da Ecoturr, também conhecida como Água Boa The Amazon Lodge, é Rodrigo Fernandes Mesquita, filho de Disney Mesquita, o que aponta para uma possível interferência direta do suposto lobista de Denarium nas ações da FEMARH.

Disney Mesquita foi citado na reunião entre os ribeirinhos e o procurador da República, Alisson Marugal, como sendo o proprietário, de fato, do hotel Água Boa The Amazon Lodge, usando de sua influência para tirar os moradores do local.

Em consulta ao CNPJ da empresa, é possível ver que Rodrigo não é a única ligação entre o pai, Disney, e a administração do local. Nos registros oficiais da empresa, o e-mail que consta nos contatos é o endereço disneybm@yahoo.com, pertencente a Barreto.

Informações de contato da empresa

Segundo os denunciantes, todas essas ‘coincidências’ contribuem para que as ações de despejo estejam sendo orquestradas por Disney Mesquita com o aval do governador cassado, Antônio Denarium.

Filho de peixe, peixinho é!

Conforme consta nos registros, Rodrigo Fernandes Mesquita é um dos donos da empresa e filho do empresário, ex-chefe da Casa Civil e suposto lobista de Denarium, Disney Barreto Mesquita.

Rodrigo acompanha os passos do pai na aproximação com políticos locais e nacionais, já buscando vantagens e autonomia para seus negócios.

O ‘Disney Júnior’ fez fotos com, desde candidatos a vereador, a pose ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, sem contar os inúmeros registros com Antônio Denarium, o que solidifica o fato de o governador cassado ser amigo íntimo da família Mesquita.

Foto Colagem: por Portal Alex Braga / Fonte: Arquivo Pessoal

Em abril deste ano, Rodrigo publicou em suas redes sociais que havia se filiado ao Partido Progressistas, sigla de Denarium e do senador Hiran Gonçalves. Segundo Mesquita, ele está ‘muito feliz de [sic] fazer parte do time que luta pelo melhor de Roraima e do Brasil.’

Posicionamento

Nossa equipe solicitou nota de esclarecimento por parte da FEMARH, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno. Reiteramos que o espaço segue aberto para eventuais escalarecimentos.

E-mail enviado à FEMARH
Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.