Sexta-feira, 5 Julho

A advogada Fernanda Trindade é mais uma personagem revelada pelo Portal Alex Braga na suspeita indicação de emenda do vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) para a Associação Nossa Senhora do Carmo, onde a servidora do gabinete dele, Mairis Monteiro Ferreira, atua na parte administrativa da instituição.

Nossa equipe de investigação descobriu que a advogada de Guedes foi indicada para defender juridicamente a Associação e a própria Mairis após as denúncias virem à tona. Em contato com a Associação para pedir informações sobre as emendas, a própria instituição pediu que procurássemos Fernanda Trindade.

Fernanda está lotada como procuradora jurídica do parlamentar e aparece na folha de pagamentos da Câmara Municipal de Manaus desde 2022, com salário de R$ 9,028,11 pagos pelo contribuinte, como pode ser visto abaixo:

De acordo com uma fonte especialista em Direito Administrativo, ouvida pelo Portal Alex Braga, tanto a advogada quanto o vereador podem sofrer várias sanções se forem comprovadas suspeitas de que o político usa uma rede de influência financeira e política para defender seus interesses pessoais.

“Prisão, se houver previsão na área criminal, devolução de recursos e multa se houver previsão na improbidade, restituição aos cofres públicos na cível e até perda do mandato e exclusão da OAB”.

Fernanda Trindade aparece na folha da CMM desde 2022, conforme documento publicado no próprio site da Casa.

Em 2023 ela mudou de patamar, conforme mostra o documento abaixo, passando a receber os atuais mais de R$ 9 mil para defender o parlamentar.

Questionamentos

Desde a última quinta-feira (13), o Portal Alex Braga mantém contato com a advogada, em busca de respostas sobre a ética e a legalidade dos contratos que ela mantém com o vereador, a Associação e a servidora do parlamentar, todos remunerados com verba pública.

Fernanda chegou a atender nossa ligação, mas depois que nos identificamos, impôs como condição responder aos questionamentos por WhatsApp.

Durante o contato via aplicativo sugerido por ela, a advogada confirmou que vai atuar em defesa da Associação e de Mairis.

Após este contato, nossa equipe fez uma série de questionamentos à advogada na manhã de sexta-feira, sobre a ligação da profissional com o gabinete do vereador, a instituição à qual ele destinou as emendas e a servidora do parlamentar.

Os questionamentos estão abaixo.

Seguem abaixo os questionamentos encaminhados à Fernanda.

Neste fim de semana, recebemos as respostas da advogada, que seguem no documento abaixo.