Segunda-feira, 8 Julho

Enquanto sua gestão passa por turbulências e denúncias com indícios de irregularidades e até mesmo de possíveis crimes, o prefeito da cidade de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (União), organiza viagem na companhia da esposa, secretários e amigos para Brasília por mais de R$ 20 mil.

Segundo publicações do Diário Oficial dos Municípios, a viagem em questão contempla à ida de uma comitiva para participar da XXV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que deve ocorrer entre os dias 20 e 23 de maio, respectivamente. Confira o documento no fim da matéria.

No total, foram gastos R$ 26.297,82 (Vinte e seis mil, duzentos e noventa e sete reais e oitenta e dois centavos) com 09 pessoas, incluindo o chefe do executivo municipal.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Núcleo de Investigação do Portal do Alex Braga procurou pelo nome de todos os contemplados com a viagem e identificou a lista a seguir:

  • Anderson José de Sousa (União): Prefeito de Rio Preto da Eva;
  • Soraya Almeida de Sousa: Primeira-dama de Rio Preto da Eva e titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS);
  • Raimunda da Silva Farah – Titular da Secretaria Municipal de Convênios, Projetos, Engenharias e Representação (SEMCONPER);
  • Larissa Farah da Costa – Já foi diretora do Instituto Previdenciário de Rio Preto da Eva e multada em mais de meio milhão de reais pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM); em janeiro deste ano, foi citada como membro da Comissão Interventora Municipal de Rio Preto da Eva (CIM-RPE). Após isso, nada mais foi publicado sobre ela. Larissa é filha de Raimunda da Silva Farah;
  • Maria do Socorro Nogueira Fontinele – Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD). Ela é esposa de Fernando Hélio Negreiros Fontinele;
  • Fernando Hélio Negreiros Fontinele – Professor da Escola Estadual Rio Preto da Eva e marido de Maria do Socorro Nogueira Fontinele;
  • JOÃO QUEIROZ NETO – Titular da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAF);
  • Erlan Roberto Guedes da Costa – Titular da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM);
  • Luiz Medeiros de Lima –  Servidor do setor de Tributos da Secretaria de Administração e Finanças (SEMAF).

Na lista não consta nenhum vereador da Câmara Municipal de Rio Preto da Eva.

A Marcha em Defesa dos Municípios deve ter como tema principal a polêmica atual sobre desoneração, um tópico diretamente voltado para finanças e diretrizes orçamentárias.

“Estou indo pra Brasília, neste país, lugar melhor não há”

Nosso núcleo de investigação identificou que, das 09 pessoas que viajaram para a capital federal, quatro são casais e duas são mãe e filha. Além disso, foi notado que os pares vão passar a mesma quantidade de dias no local. O que mais chamou a atenção foi o fato de o evento durar apenas 3 dias.

Anderson e sua esposa Soraya devem permanecer 4 dias em Brasília; um dia a mais que o previsto para o evento.

Raimunda e Larissa Farah, mãe e filha, têm estadia prevista para ficar 5 dias no local, ou seja, dois dias a mais.

Fernando Hélio e Maria do Socorro Fontinele, marido e mulher, devem usufruir de 6 diárias na capital; três dias a mais que a programação do evento.

Enviamos questionamentos para o secretário de comunicação da prefeitura, Erlan Roberto Guedes, que também está em Brasília, e deixamos o espaço aberto para eventuais esclarecimentos.

Jornalista político-investigativo com meia década de carreira.