Quinta-feira, 11 Setembro

Tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), recurso contra os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Dione Carvalho, Ivo Neto e Joelson Silva, por possível fraude nas cotas estipuladas pela legislação eleitoral. Os parlamentares foram eleitos pelo antigo Patriota, nas eleições de 2020.

De acordo com informações do Portal Amazonas 1, o recurso contra os eleitos do Patriota está pronto para ser julgado, mas já foi retirado três vezes de pauta pelo relator, juiz Fabrício Frota Marques. Caso a ação seja julgada procedente, Dione, Ivo e Joelson perderão os mandatos pelo mesmo motivo do ex-vereador Antônio Peixoto (Agir).

Peixoto teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no dia 12 de março. Com o placar de 5 votos a 1, a decisão anulou todos os votos recebidos pelo partido Agir (antigo PTC) nas eleições municipais 2020.

Nesta Legislatura, outro vereador também foi cassado. Sandro Maia perdeu o mandato por abuso de poder econômico.

Ainda conforme o Portal, se a ação properar no TRE-AM, os suplentes Delegado João Tayah (PT), Professor Ali Assi (PSB) e Coronel Rosses (PRTB), assumem as três cadeiras na Câmara.

João Tayah publicou, em suas redes sociais, sua inscrição na pré-candidatura a vereador e afirmou existe uma chance real de assumir o mandato ainda este ano.

“Isto se deve ao fato de que muitos vereadores fraudaram a eleição passada, mas só agora, no último ano, estão sendo cassados. Com a saída deles, possivelmente tomarei posse em uma cadeira da Câmara Municipal. A verdade é que ganhamos a eleição passada, mas nos roubaram a chance de estarmos lá durante estes quatro anos. Queremos justiça pelos 2.945 eleitores que nos deram este voto de confiança”, escreveu Tayah. 

Exit mobile version