Quarta-feira, 3 Julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início a campanha ‘Bote Fé no Brasil’, do governo federal. Duarnte dicurso, o petista usou várias vezes a palavra “Deus”, “fé” e fez menções a “milagres”, nesta quinta-feira (4), na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca (PE), que pretende atender 20 cidades do agreste pernambucano.

Especialistas políticos aponta que o apelo religioso é uma tentativa do Palácio do Planalto para alcançar parte da sociedade mais conservadora, em especial, àquelas ligadas ao setor do agronegócio e ao público evangélico, que expressam forte rejeição à gestão petista, conforme identificado por pesquisas.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, não admitiu que a intenção seja essa, mas declarou que o novo bordão “ajuda” às pessoas a prestarem atenção no governo federal.

“O povo do Brasil é um povo de fé. Agora é evidente que a gente faz pesquisa, a palavra ‘fé’ ajuda as pessoas a nos ouvir” (…) A ideia de dizer ‘fé no Brasil’, é porque ‘Estamos no Rumo Certo”, disse.

Durante a inauguração da obra que deve levar águas do Rio São Francisco para cerca de 20 municípios do interior de Pernambuco, Lula utilizou várias vezes a palavra “milagre” e “fé” em referência ao fato dele ter se tornado presidente da República, iniciando o discurso perguntando quem ali acreditava em Deus e em milagres. 

“Só pode ocorrer esse milagre por causa da fé de vocês, por causa da crença de vocês. Se vocês não acreditassem, não tivessem fé, jamais vocês teriam votado para presidente da República em um pernambucano que não tem diploma universitário, um diploma primário, um curso  do Senai. Vocês voltarem em mim é um ato de fé, foi um ato de coragem, foi um ato de acreditar que um milagre estava para acontecer neste país”.

Com informações do Portal o Tempo.