Sexta-feira, 5 Julho

O prefeito de Anori, Reginaldo Nazaré da Costa (Republicanos), assinou um contrato de mais de meio milhão de reais para a conclusão de uma escola de madeira da zona rural do município, na manhã desta quarta-feira (13), publicado em Diário Oficial dos Municípios.

Contrato publicado no dia 01/03/2024 no Diário Oficial dos Municípios

Trata-se da Escola Municipal São João, localizada na Comunidade Paraná do Pão, região rural de Anori. Mas o que chamou a atenção da nossa equipe de investigação em relação à escola, é o fato de ela ter sido inaugurada há pouco mais de dois anos, em dezembro de 2021, respectivamente.

INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA

No vídeo institucional, pode-se notar informações sobre a estrutura do centro de ensino, que conta com 7 salas, banheiro e rampa de acesso (não percebida nas imagens). É notório, também, que a escola foi construída majoritariamente de madeira e quase nada em alvenaria.

Apesar da má qualidade das imagens, é possível notar ainda, que a escola foi entregue de forma totalmente funcional e sem ressalvas, o que gera questionamentos a respeito da necessidade de reforma, muito menos de conclusão de obras no local. Veja o vídeo a seguir.

DESDOBRAMENTOS DO CASO

Em setembro de 2023, o portal do Alex Braga publicou a mesma situação no município: “conclusão da escola São João, em Anori”, porém com preço e empresa diferentes, sendo a MALBEC SERVIÇOS DA CONSTRUÇÃO LTDA, inscrita no CNPJ Nº 21.774.764/0001- 04, contemplada no certame, que receberia em torno de R$ 551.091,48 (quinhentos e cinquenta e um mil, noventa e um reais e quarenta e oito centavos) por um prazo de vigência de 12 meses.

Nossa equipe investigativa entrou em contato com a Malbec para questionar o então contrato firmado em setembro de 2023. Em resposta à redação do portal do Alex Braga, a empresa Malbec informou que a prefeitura fez o distrato com a empresa, mas não apontou a justificativa para tal ato.

POSICIONAMENTO DA EMPRESA CONTRATADA

A empresa contratada para o serviço de conclusão da escola foi a MAURO FERNANDES DE SOUZA – ME, inscrita no CNPJ nº 08.854.743/0001-30.

Tentamos entrar em contato com a construtora responsável para questionar sobre os detalhes da construção, mas não achamos nenhum e-mail ou contato registrados em nome da empresa.

NÍVEL DE EDUCAÇÃO EM ANORI

O portal do Alex Braga fez um levantamento em relação ao nível de educação no município de Anori, avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e descobriu que a cidade está rankeada da seguinte forma:

Notas e médias por períodos – Anori/AM – Fonte: Qedu.org – Saeb/Ideb

Segundo a legenda de médias e notas, os alunos de Anori se classificam entre:

  • acima da média de 97 e estão bem posicionados com relação ao resto dos municípios (cor amarela);
  • abaixo da média de 97 ou perto dela (cor laranja);
  • muito abaixo da média de aprendizado esperada (cor vermelha).

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA

Nossa equipe investigativa enviou um e-mail para o chefe de gabinete do prefeito, Ruan de Oliveira Moura, buscando por mais informações acerca do contrato, mas até o fechamento da matéria não foi respondida.

e-mail enviado ao chefe de Gabinete do Prefeito. Até o fechamento da matéria, sem respostas.

Também ligamos para o prefeito, o senhor Reginaldo (Régis) Nazaré por meio do número final 7007, mas não fomos atendidos. Nossas mensagens também não foram respondidas.

Reiteramos que o espaço do portal do Alex Braga está aberto para eventuais esclarecimentos.

Texto: Caio Freire

Edição: Elton Rodrigues

Jornalista político-investigativo com meia década de carreira.