Sexta-feira, 5 Julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) somou 70 dias ausente do Brasil, após chegar de sua viagem de 3 dias à Guiana e a São Vicente e Granadinas, no Caribe, na última sexta-feira (1º de março).

Com essa, Lula já registra 2 viagens ao exterior somente no ano de 2024. Em fevereiro o petista viajou para o Egito e Etiópia, onde passou 5 dias.

Lula afirma que suas movimentações internacionais foram priorizadas sob a justificação de “recuperar a imagem do Brasil perante o mundo após o mandato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL)”. Em novembro do ano passado o presidente afirmou ter alcançado seu objetivo.

Ao todo, o petista realizou 15 viagens em 2023, passando por 4 continentes e 24 países onde se ausentou por 62 dias do Brasil.

O presidente priorizou compromissos no exterior no 1º ano do mandato, mas pretende reduzir as viagens internacionais em 2024.

Porém, em consulta ao Portal da Transparência, foi identificado um gasto de mais de R$ 326 milhões com viagens internacionais, sendo pouco mais de R$ 12 milhões somente no início de 2024.

Dados do Portal da Transparência

Viagens Nacionais

Em 2024, o presidente Lula pretende percorrer os Estados brasileiros para lançar obras e apoiar aliados que concorrerão nas eleições municipais. Na última eleição municipal, em 2020, o PT conseguiu eleger 182 prefeitos, seu pior desempenho ao menos desde 2000, onde perdeu o comando de 71 prefeituras no comparativo com o pleito anterior.

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem como objetivo aumentar o número de prefeitos em cidades grandes. Lula, porém, passou mais tempo no exterior em janeiro e fevereiro de 2024 do que no mesmo período de 2023. Foram 10 dias em duas viagens este ano contra 6 dias também em duas viagens no ano anterior.

Por Caio Freire

Jornalista político-investigativo com meia década de carreira.