Sexta-feira, 5 Julho

Em novembro de 2023, o Governo Federal criou um Grupo de Trabalho, com duração de 90 dias, para analisar a viabilidade econômica e ambiental da BR-319. Finalizado este GT, o resultado não foi disponibilizado.

Por este motivo, sendo a BR-319 uma pauta de extrema importância para o Amazonas, o deputado federal Capitão Alberto Neto apresentou ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, Requerimento n.328/24, para apresentar informações a respeito do relatório elaborado pelo GT da BR-319.

“O Grupo de Trabalho elaborou um relatório com as análises realizadas durante esse período, mas, até o momento, não se sabe qual o teor do documento. Precisamos saber o resultado dessa análise, que encaminhamento será dado e qual o cronograma e metas previstas no relatório”, disse.

No documento, o parlamentar questiona a participação do Ministério do Meio Ambiente no Grupo de Trabalho e se terá essa cooperação em alguma fase, e ainda se há possibilidade de alteração dos planos, metas e cronogramas previstos, caso tenha.

O deputado destacou que a BR-319 é um importante corredor de exportação, com o objetivo de integrar o Brasil de Norte a Sul, e mesmo assim segue sem conclusão por omissão de Governos pouco preocupados com o desenvolvimento da região.

“Essa deficiência logística é um fator limitativo da infraestrutura no Norte, e isso afeta gravemente nossa população sofre com o isolamento geográfico e todas as suas consequências. Precisamos conhecer o teor do relatório para seguir com propostas e ações efetivas para desburocratizar esse processo travado da BR-319 e garantir ao povo do Norte o direito de ir e vir”, afirmou Capitão Alberto Neto.