Segunda-feira, 8 Julho

O vereador Disney Cunha (PSC) disse durante discurso na Câmara Municipal de Iranduba, nesta quarta-feira (28), que os moradores de rua da cidade não deveriam reclamar da vida. De acordo com o parlamentar, é impossível uma pessoa não ter uma casa para morar.

“A você morador de rua, você está nessa situação porque você escolheu”. Disney afirma, ainda, que todos os moradores de rua da cidade tem família e não deveriam viver nessa situação. “É uma opção sua”.

Uma em cada quatro pessoas em situação de rua no Brasil vive na cidade de São Paulo. Isso é o que aponta o Observatório Nacional dos Direitos Humanos, plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Segundo o observatório, a cidade de São Paulo tinha, em julho de 2023, um total de 54.812 pessoas vivendo em situação de rua. Na realidade, esse número pode ser ainda maior, pois o dado levou em consideração apenas as pessoas inscritas no Cadastro Único. A cidade do Rio de Janeiro aparece na sequência, com um total de 14.004 pessoas cadastradas, representando 6,3% do total da população em situação de rua do país. Em terceiro lugar está a cidade de Belo Horizonte, somando 11.796 pessoas (5,3% do total do país).

O levantamento revela que o número de pessoas sem residência formal no Brasil e que estão inscritas no Cadastro Único praticamente dobrou em cinco anos, passando de 116.799 em 2018 para 221.113 em julho do ano passado. Também quase dobrou o número de municípios com pessoas vivendo em situação de rua, passando de 1.215 em 2015 para 2.354 no ano passado. Isso significa que, em 2023, quase 42% dos municípios brasileiros tinham pessoas vivendo nessa condição.

https://portaldoalexbraga.com.br/wp-content/uploads/2024/02/esse.mp4
Exit mobile version