Sexta-feira, 5 Julho

Após operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (2), em Roraima, a Justiça determinou o afastamento de Cecília Smith Lorenzon do cargo de secretária de Saúde do Estado. Lorenzon também está proibida de acessar a sede da Sesau em Boa Vista.

Durante o cumprimento da Operação Higeia, na manhã desta sexta-feira, a casa da secretária foi alvo de buscas e e aprensão. A ação investiga suspeita de fraudes para cirurgias ortopédicas no Estado.

A Justiça Federal também proibiu Cecília Lorenzon de contratar, ser nomeada ou continuar no exercício de cargos comissionados, efetivos e/ou políticos, e de licitar com o poder público em todas as esferas.

O governo de Roraima e a Sesau ainda não se manifestaram sobre a decisão.

A investigação que desencadeou a operação da Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), realizada nesta sexta-feira (2), em Roraima, teve início após denúncia por supostas irregularidades na Adesão da Ata de Registro de Preços da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), pela Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau), originando contrato de mais de R$ 30 milhões.

Leia mais: Sesau de Lorenzon teria favorecido empresa em contrato de mais R$30 milhões, aponta CGU

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que assim que tiver acesso à investigação da PF, haverá abertura de apuração administrativa dos fatos.

A Sesau esclarece se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos de forma integral no que tange à investigação. E, se houver comprovação de qualquer irregularidade, serão adotadas as medidas cabíveis.