Quarta-feira, 3 Julho

O Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE) realiza Auditoria de Conformidade na Secreataria de Saúde do Estado (Sesau), após a Justiça afastar a titular da pasta, Cecília Lorenzon. A Polícia Federal investiga organização criminosa suspeita de fraudar licitações na secretaria.

As informações constam no Diário Oficial do TCE, na edição publicada nesta terça-feira (6).

No documento, são designados dois servidores da autarquia para “realizarem Auditoria de Conformidade na unidade jurisdicionada SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, no período de 05/02/2024 a 22/03/2024, com o objetivo de analisar a regularidade do processo referente ao Pregão Eletrônico SRP nº 121/2022, realizado na Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Acre, ao qual a SESAU aderiu por meio de Adesão da Ata de Registro de Preços 199/2022, bem como o Contrato SESAU n° 745/2022 , em decorrência de deliberação constante no(a) Despacho do Relator (evento 0813813)”

Em abril de 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o contrato de R$ 30 milhões entre a Sesau e a empresa MedTrauma, após auditores indicaram suspeitas de direcionamento de licitação e superfaturamento da contratação da empresa pelo Governo do Acre. A Sesau aderiu a Ata de Registro de Preços da Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE).

As suspeitas deram início às investigações da Polícia Federal que realizou na última sexta-feira (2), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), a Operação Higeia, culminando no afastamento de Cecília Loreonzon.