Mais um dado negativo divulgado nesta sexta-feira (16) revela a situação de crise que vive o Estado de Roraima, o único do Brasil onde o desemprego aumentou. O Estado gerido pelo governador cassado três vezes Antônio Denarium, não consegue encontrar um rumo econômico.
O levantamento foi divulgado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia mais: Denúncia aponta que Denarium pagou R$ 1,8 milhão para Réveillon de cinco dias; festa durou 9 horas
Além da dificuldade de encontrar emprego, da falta de estrutura e incentivos para abrir negócios, Roraima tem 6,6% da população com idade para trabalhar sem emprego.
A alta de 1,7% em relação ao ano anterior revela que o estado segue ladeira abaixo. Os dados ainda preocupam mais se considerados os números do Brasil, que bate 7,8% de desempregados no ano passado.
A população ocupada do país chegou ao maior patamar da série histórica, iniciada em 2012, ao atingir 100,7 milhões de pessoas em 2023. Esse número representa um crescimento de 3,8% na comparação com o ano anterior. Houve aumento desse indicador em 22 UFs, com destaque para o Amapá (8,6%), Alagoas (7,8%) e Goiás (7,1%).