O médico Edson Castro Neto assumiu interinamente o cargo de secretário da Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau), após a Justiça Federal afastar Cecília Lorenzon do cargo, por suspeita de envolvimento em fraudes para cirurgias ortopédicas no Estado. A informação foi anunciada no último sábado (3), pelo governo de Roraima.
O profissional já fazia parte da estrutura administrativa da Sesau onde ocupava o cargo de secretário-adjunto. O médico é formado pela Universidade Federal do Pará e especialista em clínica médica. De acordo com o governo, Edson Castro reúne “todos os pré-requisitos necessários para a ocupação do cargo e o bom andamento da secretaria de Saúde, bem como seus programas e ações.”
O afastamento de Cecília Lorenzon ocorreu após Operação da Polícia Federal deflagrada na última sexta-feira (2), para investigar suspeita de fraudes em cirurgias ortopédicas no Estado. Durante o cumprimento da Operação Higeia, a casa da secretária foi alvo de buscas e e aprensão.
Além de probir Lorenzon de acessar a sede da Sesau em Boa Vista, a Justiça Federal também proibiu Cecília Lorenzon de contratar, ser nomeada ou continuar no exercício de cargos comissionados, efetivos e/ou políticos, e de licitar com o poder público em todas as esferas.