Quinta-feira, 11 Setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, durante a 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), realizada em Georgetown, Guiana, nesta quarta-feira (28). O encontro abordou diversos temas cruciais, com destaque para a reforma do sistema financeiro global para lidar com a crise climática e a necessidade de maior financiamento para países de renda baixa e média.

Lula destacou em suas redes sociais a importância do diálogo com Mottley, que tem sido uma das principais vozes internacionais em defesa de medidas mais robustas para facilitar o financiamento e perdoar dívidas de países pobres no enfrentamento das mudanças climáticas. A primeira-ministra lidera a “Iniciativa de Bridgetown”, que busca responsabilizar os países mais industrializados pelo financiamento necessário para enfrentar essas mudanças nos países em desenvolvimento.

Barbados, uma ilha ameaçada pelas intempéries climáticas, é um exemplo da urgência dessas medidas. A ilha, com 430 quilômetros quadrados, está entre as mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar, que ameaça áreas costeiras e ilhas.

Além das discussões sobre mudanças climáticas, Lula e Mottley também abordaram um projeto de cooperação na pesquisa marinha entre Brasil e Caribe, bem como a necessidade de uma ligação aérea direta entre o Norte do Brasil e Barbados.

Durante sua estadia na Guiana, Lula também se encontrou com o chefe de governo do país, Irfaan Ali, e o presidente do Suriname, Chan Santokhi, para discutir temas de interesse trilateral, como energia e integração de infraestrutura física e digital.

Após esses encontros, o presidente seguirá para São Vicente e Granadinas, onde participará da 8ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Essa será a primeira participação do Brasil na Celac desde sua saída da comunidade, em 2020, e marca um passo importante na reintegração do país ao bloco regional.