Domingo, 15 Junho

Sete pré-candidatos figuram na disputa pela Prefeitura de Boa Vista (RR) nas eleições de 2024. Além do prefeito, Arthur Henrique, que irá tentar a reeleição, estão os deputados estaduais Catarina Guerra e Soldado Sampaio (Republicanos), o deputado federal Nicoletti (União Brasil), o ex-vice-governador Frutuoso Lins (PL), o advogado Gustavo Hugo (Rede) e o auditor fiscal de tributos estaduais Ozeas Colares (Novo).

O atual prefeito, Arthur Henrique, que cumpre seu primeiro mandato na gestão municipal, tem apoio do MDB, da ex-prefeita e do ex-senador Romero Jucá. Em 2023, Arthur Henrique foi o chefe do Executivo mais bem avaliado das capitais brasileiras.

Catarina Guerra é filha do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Chico Guerra. A advogada está em seu segundo mandato como deputada estadual e integra o grupo político do governador Antonio Denarium (Progressistas), que já sinalizou apoio a pré-candidata e acendei alerta dos Republicanos.

Frutuoso Lins é médico e já foi secretário de Saúde. Já ocupou a cadeira de vice-governador de 2019 a 2022 e não tem boas relações com Denarium. O médico tem a pré-candidatura a prefeito apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Gustavo Hugo tem 32 anos e nasceu no Pará. O pré-candidato tem vasto currículo na miltância política e se formou em Letras e Direito com especialidade no setor público. Já atuou como professor e atulamente é procurador do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RR). Sua candidatura não deve contar com apoio.

Antônio Carlos Nicoletti foi militar do Exército Brasileiro e se formou em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Virou policial rodoviário federal em 2013. Está em seu segundo mandato como deputado federal. Em 2023, Nicoletti foi eleito o terceiro melhor parlamentar da região Norte. Integra o grupo do Governo Denarium e busca o apoio do PL de Bolsonaro.

Ozeas Costa Colares Junior é auditor fiscal de tributos estaduais, professor universitário e empreendedor junto com a esposa. Ele vive em Roraima há duas décadas e disputou as eleições de 2010 (deputado estadual) e de 2022 (Senado), mas não conseguiu se eleger. Sua pré-candidatura é independente.

Francisco dos Santos Sampaio, ‘Soldado Sampaio’, foi policial militar e hoje está em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual e em sua segunda gestão como presidente da ALE-RR. O parlamentar integra o grupo de Denarium.

Com informações da Folha de Boa Vista.