Segunda-feira, 8 Julho

As ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, desembarcaram na manhã desta quarta-feira (10), em Boa Vista para acompanhar as ações do governo federal no território Indígena Yanomami.

Elas estavam em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na Base Aérea de Boa Vista e de lá, seguirão para o território, acompanhada da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de assessores e de servidores de outras Pastas do governo federal, como a Casa Civil.

A comitiva deve visitar comunidades em Auaris pela manhã e depois sobrevoar as áreas de Homoxi, Tirei e Hewetew. A previsão é que retornem para Boa Vista à noite e sigam para Brasília.

O governo federal terá nova estrutura permanente em Roraima para coordenar as ações e serviços públicos direcionados aos indígenas yanomami. A informação é do ministro da Casa Civil, Rui Costa, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (9), no Palácio do Planalto. Segundo Costa, a Polícia Federal (PF) e as Forças Armadas também terão presença permanente na região.

A estimativa é de um orçamento de R$ 1,2 bilhão em 2024 para o conjunto de ações da União e continuidade do atendimento à população.

*Com informações da Folha de Boa Vista.