Quinta-feira, 11 Setembro

O presidente Lula assinou nesta quarta-feira (8), a duplicação de trecho de 43,1 quilômetros da BR-423 em Pernambuco, seu estado natal, governado pela oposição ao PT. Diferentemente do Amazonas, onde oposição e apoiadores cobram as obras da BR-319, o petista disse não olhar ideologicamente as obras.

Leia mais: Wilson Lima pressiona Alckmin por liberação da BR-319: ‘faz muita falta’

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, é filiada ao PSDB. Nas eleições de 2022, ela derrotou a candidata Marília Arraes (Solidariedade), apoiada por Lula no segundo turno do pleito estadual.

“O que tenho dito às pessoas é que não me venham aqui apenas fazer discurso de que precisa de recursos. O que tenho dito, o que faz o dinheiro acontecer é a clareza do projeto, a importância do projeto e a seriedade de viabilidade econômica e social de uma obra. E há muito tempo essa obra é cobrada de mim”, disse.

O empreendimento está incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as obras devem impulsionar o desenvolvimento do agreste pernambucano. A ministra Marina Silva disse, no mês passado, que Lula teve “coragem” ao deixar a BR-319 fora do Programa.

Leia mais: Plínio Valério diz que Marina Silva ‘não tem importância e não manda em nada’

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a rodovia é fundamental para o escoamento da produção local de leite e importante rota turística, demanda semelhante a do Amazonas, que pleiteia obras na BR-319 pelo direito de ir e vir.