Quinta-feira, 11 Setembro

O ex-prefeito de Tefé, Normando Bessa, está sendo investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), através da 2ª Promotoria de Justiça de Tefé, por suposta improbidade administrativa, na aquisição de casas e prédios comerciais no município. Segundo denúncias, são mais de 10 imóveis adquiridos na região Central da cidade, sendo a maioria na rua Daniel Sevalho.

Documentos, que estão sendo apurados pelo Ministério Público, afirmam que os imóveis foram adquiridos pela empresa “Souza e Bessa”. Uma das sócias da empresa é Ana Karla de Souza Bessa, esposa do ex-prefeito Normando. O antigo prédio do “Egas Hotel” é um dos imóveis comprados com verba suspeita, entre outros estabelecimentos localizados em áreas nobres da cidade.

De acordo com o MP, o propósito da investigação é esclarecer se os imóveis foram obtidos com dinheiro ilegal ou de forma corrupta. A decisão de iniciar o inquérito foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MP-AM nesta terça-feira, 17 de outubro.

Normando exerceu o cargo de prefeito do município durante os anos de 2017 a 2020. O último ano de governo foi marcado pela pandemia do Coronavírus, onde o município recebeu milhões repassados pelos governos Estadual e Federal.

Em abril de 2022, o MP também iniciou uma investigação sobre Normando Bessa devido a supostas irregularidades relacionadas a um pregão presencial ocorrido em 2019. O Pregão Presencial n° 51/2019 visava à aquisição de materiais para atender às necessidades das secretarias municipais. Segundo o MP, Normando não teria promovido a devida publicidade ao edital do processo de licitação, mas a investigação ainda se encontra em andamento.