Segunda-feira, 8 Julho

Empresas com uma reputação nada confiável no mercado são as prioridades da secretária da Secretaria de Saúde (Sesau), Cecília Lorenzon, no governo Denarium. Sem critérios e com a informação sobre as empresas debaixo do braço, Lorenzon ignora qualquer tipo de investigação, problema com a Justiça ou com órgãos fiscalizadores e desembolsa milhões para os contratos.

Em fevereiro deste ano a secretária fechou um contrato com uma empresa do Mato Grosso para realização de cirurgias ortopédicas por R$ 30 milhões. Em abril uma denúncia contra a empresa foi apresentada no Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou uma investigação. O contrato com a MEDTRAUMA foi embargado.

A empresa também tinha uma relação suspeita com outro contrato com o governo do Acre. O Tribunal de Contas do Acre denunciou a empresa por desvio de dinheiro.

Mas, ignorando qualquer indício de ação criminosa ou suspeita de corrupção com verba pública, Lorenzon entregou os serviços de ortopedia do Hospital geral de Roraima para a empresa investigada, a mesma que inclusive realizou um procedimento operando a perna errada de um paciente.

O paciente sofreu seus piores momentos após um acidente de trânsito. Os médicos operaram a perna errada, causando problemas no membro saudável. E, mesmo com todas provas do erro médico, a Sesau ainda negou que o especialista da MEDTRAUMA tenha realizado o procedimento errado, chamando de infundada a denúncia do paciente com pinos na perna que sofreu apenas arranhões e enquanto a outra precisa de tratamento.