Sexta-feira, 5 Julho

O prefeito de Borba, Simão Peixoto convocou a população para recepcioná-lo na tarde desta sexta-feira (8), no porto da cidade. Na última quarta-feira (6), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) determinou que Peixoto reassuma imediatamente o comando da Prefeitura do município.

Peixoto foi alvo da ‘Operação Garrote’, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, que investiga a criação da organização. Segundo o MP, ele cometia fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, na prefeitura.

Ele foi afastado do Executivo Municipal no dia 23 de maio deste ano, após um pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM). O político foi preso no dia 29 de maio, suspeito de chefiar uma organização criminosa no município.

Em junho, a Câmara Municipal de Borba iniciou um processo para cassar o prefeito, mas os vereadores rejeitaram o pedido de cassação.

Após decisão da Justiça Federal para sua retomada ao cargo, Simão publicou um vídeo com agradecimentos e informando o horário que retorna ao município.

“Foi publicado através da Justiça Federal a minha reintegração ao cargo de prefeito do município de Borba e quero comunizar a popualção do meu município, que amanhã chegarei às 16h no porto principal” , disse Peixoto.

O prefeito reassume o cargo após a Câmara Municipal de Borba for notificada pelo TRF 1. Dessa forma, após comunicado oficial, o vice-prefeito, José Pedro Freitas Graça, interino ficará impedido de realizar qualquer ato administrativo.